Histórias de Parada de Gonta.

amigosH1.jpg amigosH2.jpg 
      Cena do Largo da fonte          Artistas do Grupo e Pres.  dos "Amigos"


Mais uma vez, o Grupo Cultural e Recreativo “Os Amigos de Parada de Gonta”, brindaram os seus conterrâneos com uma actividade que tinha como tema “Conhecer, Reviver Histórias de Parada de Gonta” e tinha como objectivo final uma exposição de trabalhos dos alunos do 1º Ciclo de Parada de Gonta na sede da Associação do Grupo.
Para esta actividade, a Associação contou com a animação ao longo da aldeia do seu grupo de teatro “Pequenos artistas” que alegrou e animou a população com pequenas peças de teatro em lugares fulcrais da aldeia.
Deu-se início à festa com um casamento atribulado no largo da igreja, e depois passou-se ao largo da bomba com uma cena de namoro, que dizem os antigos que ainda se recordam era o centro dos namoricos da aldeia e como diziam muitas vezes iam encher seu cântaro de água só para aproveitar uns tempos de namorico. Seguidamente, passou-se ao largo das amoreiras onde foi representada uma discussão entre mulheres cada uma no seu canto da casa a insultar a outra, e dizem os mais antigos que a tradição embora não seja igual ainda é o lugar propício para umas discussões pelo aglomerado de pessoas que habitam no mesmo local. Por fim, uma cena muito carinhosa no largo do terreiro onde se situava a casa de Tomás Ribeiro, com seus familiares muito preocupados rezando à porta da capela de Santo António para que este protegesse o seu menino enquanto ele ia escrevendo o seu famoso livro D. Jaime e elas o iam aconselhando a não se esforçar tanto.
Finalmente, na sede dos Amigos e com a presença do Vereador da Cultura de Tondela Dr. José António, Professora Sílvia da EB1 de Parada e o Presidente da Associação, foi inaugurada a exposição de trabalhos dos alunos do 1ºCiclo. Foi uma actividade muito concorrida e que contou com a presença de centenas de pessoas.
Nota: brevemente link à página dos “amigos” para ver o resumo de toda a actividade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
publicado por Arte por um Canudo às 00:04